Pirenópolis é uma pequena e agradável cidade histórica, fundada em 1727 pelos Bandeirantes. Mantendo intacta e conservada sua feição original e suas tradições, foi tombada com conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989.

As simpáticas ruas de Pirenópolis são preenchidas por casarões e igrejas em estilo barroco, onde o visitante poderá encontrar memórias de uma época colonial, bem como a cordialidade de um povo hospitaleiro.

Dentre as festas populares, destaca-se a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece 45 dias após a Semana Santa. A festa, com suas Cavalhadas, é considerada uma das maiores atrações folclóricas da América do Sul. Destacam-se os Mascarados, ou Curucucús, irreconhecíveis com suas roupas coloridas, representando o povo através de sua espontaneidade e brincadeiras.

[vc_masonry_media_grid style=”all” items_per_page=”10″ element_width=”3″ gap=”0″ filter_size=”md” button_style=”rounded” button_color=”blue” button_size=”md” arrows_design=”none” arrows_position=”inside” arrows_color=”blue” paging_design=”radio_dots” paging_color=”grey” loop=”” autoplay=”-1″ item=”masonryMedia_SimpleBlurWithScale” include=”4661,4662,4668,4669″]